Maquiagem sem Segredos: pele madura.

Publicado em 18/05/2019 12:05:50 - Dicas


Há quem diga que maquiagem é tudo igual, tanto aos 15 quanto aos 45 anos. Vamos te mostrar que há muita diferença e dizer quais são elas, tecnicamente são segredos que farão parte do resultado final e deixarão a pele madura com o aspecto mais bonito!

 1- Preparar a pele antes de receber a maquiagem

Esse conselho vale para todas as ocasiões que envolvem maquiagem! Nunca dispense um bom preparo da pele, pois é nesta etapa que está a maior parcela de sucesso do visual, especialmente quando tratamos de pele madura. A perda da elasticidade, as linhas de expressão e o ressecamento são algumas peculiaridades que após os 45 anos aparecem. Caberá ao profissional de maquiagem, ou até mesmo quando você se auto maquiar, ter esse olhar cuidadoso.

Indicamos adotar alguns hábitos antes da maquiagem na pele madura: limpar, hidratar e usar filtro solar. Sem essa preparação, a aplicação dos produtos ficará comprometida, podendo craquelar e trazer o aspecto cansado e envelhecido ao rosto, acentuando ainda mais as rugas. Mais uma dica valiosa para quem tem pele madura: utilize água termal!


2- Usar a ferramenta correta para aplicação da base

Se você não é profissional de maquiagem, entenda que essa dica é fundamental, pois ajuda a aplicar o produto sem que ocorram marcações no rosto. Existem alguns tipos de pincéis no mercado, que podem ser utilizados para aplicação da base nesta primeira etapa da maquiagem em pele madura. Mas como prometemos, vamos te contar "segredos" para sua make sair perfeita!

Use uma esponja em formato de gota (beauty blender), umedecida. Isso mesmo, umedeça a esponja. Desta forma, além de evitar as marcas ao aplicar a base no rosto, você evita que a esponja absorva o produto. E obviamente, é melhor para conseguir um resultado mais natural! 


3- Escolha da base

Após os 45 anos, opte por bases mais leves, de modo que traga aspecto de um rosto viçoso e iluminado naturalmente. Abra mão do peso no visual, as bases cushion são ótimas!



4- Não exagerar no pó compacto

Entendemos que a maquiagem deve remeter à naturalidade, de tal modo, que o rosto que a carrega não seja descaracterizado. É importante preservar as características que nos tornam diferentes uns dos outros. Carregar nos produtos em geral não é legal. O pó compacto pode ajudar a conter o brilho em excesso da zona T no caso das peles oleosas, mas deve ser utilizado em pequena quantidade e com um pincel bem fofinho. Movimentos leves ajudam a difundir melhor o produto, mas é importante não pegar muita quantidade.

5- Aplicação de Blush

Para um efeito mais rejuvenescedor, aplique o blush no ponto alto da maçã do rosto, cerca de dois dedos abaixo do canto externo dos olhos. Leve o produto uniformemente em direção à raiz dos cabelos (cuidado para não sujar o cabelo!). Desta forma você não chamará atenção para a pele que já não estará tão firme. Prefira blush em creme.

6- Aplicação de iluminador


Utilize o iluminador em bastão, por ser prático e espalhar com facilidade, e ilumine o alto das maçãs do rosto. Evite carga de produto e para finalizar esfume com os dedos ou pincel.


7- Aplicação de sombra

Prefira uma sombra suave, com um efeito leve metalizado como o rosa millennial, por exemplo. A aplicação deve ser feita em apenas uma camada na pálpebra móvel e na raiz inferior dos cílios para abrir o olhar. Evite carregar de produto, pois poderá atribuir o aspecto de cansaço ao visual.

8- Como escolher o batom

Saiba que a escolha do batom deve ser consciente, e por isso, é interessante ter em mente que quanto mais intenso o batom, mais ele destacará o que está ao redor. Posso usar o batom vermelho? Poder, pode. A questão é: devo? Como sugestão, indicamos os tons cor de boca que puxam mais para o rosa. É uma ótima opção para atenuar algumas imperfeições, e se precisar contornar os lábios, utilize o lápis de boca antes do batom. Prefira batons cremosos e hidratantes!

Gostou? Que tal praticar nossas dicas e deixar seu comentário relatando como foi a experiência aqui pra gente?


Por Juliana Carvalho.