Máscaras Faciais Caseiras: mitos e verdades.

Publicado em 27/01/2021 09:01:09 - Geral

Para quem acompanha o Batom Vermelho no Instagram, sabe que eu andei fazendo umas Lives bem maravilhosas sobre assuntos que geralmente despertam a atenção de todo mundo (rolou até convidada especial pra esse bate papo)! Isso se deve ao fato de que as pessoas tem grande preocupação com a estética e beleza, mas a gente sabe muito bem que não é só isso, né? Não existe um milagre no potinho, mas dedicação diária. Então vamos ao que interessa e soltar as revelações bombásticas feitas pela nossa esteticista parceira, Giselle Jacinto.

1- É verdade que todo ingrediente natural pode fazer parte das receitinhas de máscaras faciais caseiras?

Mito! Não podemos sair por ai acrescentando ingredientes à nossa rotina de cuidados com a pele sem antes entender quais as funções que cada um tem, além de ignorar a possibilidade de reações alérgicas no seu rosto.

2- A manutenção em casa com produtos naturais é realmente mais eficaz?

Mito! A pele é composta por camadas, e no ato da hidratação caseira, a gente só consegue alcançar a parte mais superficial. Ou seja, para procedimentos mais eficazes e profundos, é recomendável procurar ajuda profissional.

3- É verdade que os chás ajudam em tratamentos estéticos?

Verdade! O chá verde, por exemplo, é um super aliado para quem tem problemas com acne pois possui propriedades antioxidantes (combatem radicais livres). Rico em polifenóis (compostos antinflamatórios), contribui para diminuição de quadros de vermelhidão e pústulas, além de eliminar toxinas.

4- Limão com açúcar é uma boa opção de máscara para pele oleosa?

Mito! O limão é um ácido e quando entra em contato com a pele, pode causar queimaduras e manchas super difíceis de tirar. Assim como o ingrediente anterior, o açúcar não pode ser usado como esfoliante (assim como o café), pois ele pode causar pequenas feridas imperceptíveis a olho nu no rosto. Recomenda-se o uso de sabonete líquido esfoliante com microesferas que não agridem a pele.

5- Usar mel várias vezes na semana em máscaras faciais pode causar picos de insulina?

Verdade! Além de causar inflamações na pele, não é recomendado o uso com frequência. 

Este texto foi elaborado em colaboração com uma profissional da área, graduada e atuante no mercado da beleza. Para conhecer o trabalho dela, é só visitar @gisellejestetica no Instagram!

Por Juliana Carvalho.