Beleza que Vai Além!

Publicado em 03/01/2021 02:01:04 - Geral

O ano está só começando, e com isso, teremos 365 novas chances de ressignificar o que quisermos em nossas vidas. Eu gostaria de convidar você, que me acompanha tanto pelo blog quanto pelas redes sociais, a fazer uma breve reflexão sobre a relação que temos com a nossa própria beleza.


O duro contexto de isolamento social que a pandemia nos trouxe, provou que durante todo o ano passado nós, que somos consumidores de cosméticos, precisamos estar em paz com o espelho, até como uma forma de aliviar o drama que vivenciamos. Afinal, qualquer ferramenta que possamos usar para driblar a dificuldade do momento a fim de afastar sentimentos como ansiedade, incertezas e preocupações com aqueles que amamos, é bem vinda! 


Diante disso, observamos uma grande mudança de comportamento nas redes sociais (tanto de consumidores, profissionais e marcas) em direção ao bem estar, relacionando isso com a própria imagem dentro de um contexto de isolamento. A indústria captou a necessidade que todos temos de estar em paz com a nossa identidade visual, mesmo que não estivéssemos frequentando ambientes rotineiramente como era antes da pandemia. Acredito que esse movimento fortaleceu uma coisa que nunca foi tão falada anteriormente no Brasil, os rituais de skincare (ou, cuidados com a pele), bem como o uso da maquiagem (ainda que fosse somente um batom e um rímel) para levantar o astral.


Pensando melhor sobre o assunto, comecei a buscar referências que pudessem me explicar o que relacionou o skincare, que era simplesmente um dos passos mais importantes na rotina de beleza, com o alívio de um stress tão presente na vida de todos que de alguma forma consomem produtos e serviços do universo beauty. 


Existem algumas culturas e filosofias de vida que relacionam o bem estar de uma pessoa a um conjunto de coisas, como por exemplo, a meditação, uma dieta equilibrada, boas horas de sono, prática de exercícios físicos, terapias e muito mais. E de fato, o entendimento com o espelho se torna mais leve! 


Achei interessante pois em diversos momentos a gente esbarra com o consumo exagerado de produtos sem a menor necessidade. Compramos por impulso tudo o que não precisamos sem perceber, quando na realidade, estamos buscando dentro daquelas "caixinhas''  paz, saúde, a vitalidade que um dia perdemos, a sensação de segurança e muito mais. Fora isso, ainda temos que lidar com as críticas severas que fazemos a nós mesmos, entendendo que estar bonito é um processo único e exclusivamente externo, alimentando inúmeras frustrações.


Eu mesma, ressignifiquei todo meu processo de beleza após essas reflexões, pois entendi que estar “de bem” comigo envolvia cuidar da minha mente, do meu corpo e da minha alma. Desde então, os ganhos são inúmeros, mas é preciso um trabalho de paciência pois sou um ser humano e também desejo tudo “pra ontem”. Diante desta experiência, decidi trabalhar em 2021 a beleza atrelada ao bem estar, de uma maneira mais abrangente em meus canais de comunicação com o público. 


Espero de coração que vocês me acompanhem nessa jornada maravilhosa de autoconhecimento e acolhimento daquilo que somos de verdade, reconhecendo cada pedacinho de humanidade que há em nós!


*Texto por Juh Carvalho.

Por Fábio Costa.