Semelhanças entre a Maquiagem e a Fotografia

Publicado em 09/04/2019 06:04:07 - Fotografia

Olá! Eu me chamo Fábio Costa e sou o fotógrafo oficial do BatomVermelho. 

Esta é a minha primeira publicação aqui no blog, onde vou falar um pouco sobre as semelhanças entre estas duas belas artes: a Maquiagem e a Fotografia.
Não há nada tão em comum, e talvez mais importante, entre a fotografia e a arte da maquiagem do que a iluminação.

Mas porque?

Como o nome da já diz, fotografia significa "escrever com luz" e tanto nela como na maquiagem, a luz é importante pois é ela quem vai definir pontos relevantes como a percepção de cores e sombras, volumetria e contrastes de uma imagem.

Nos ensaios do Batom Vermelho, utilizamos luz artificial para composição tanto da fotografia quanto da maquiagem e vamos logo adiantando: a melhor luz para maquiagem não tem tanto a ver com a cor da lâmpada, e sim, com uma característica específica que é a capacidade de reproduzir as cores com fidelidade. Para conseguir bons resultados, opte por fazer uso de lâmpadas com um Índice de Reprodução de Cores (IRC) alto (preferencia acima de 80).

O ideal é que a luz seja distribuída sobre o local a ser maquiado, de forma uniforme e por todos os lados, incidindo de maneira indireta a fim de evitar a formação de sombras que poderiam esconder algum detalhe da pele, garantindo que a maquiagem fique como desejada e com as cores corretamente percebidas, uma vez que maquiar em um ambiente sob determinada luz, pode provocar diferenças no resultado final do trabalho quando ocorrer mudança de um local para outro.

É devido a essas nuances que, por exemplo, uma maquiagem para a noite é mais intensa e marcada que uma usada durante o dia. Então, não podemos ignorar que quando se deseja ter um bom resultado, tanto na fotografia quanto na maquiagem, um dos principais cuidados que se deve tomar é com a luz do ambiente utilizado.

Resumindo: Luz ! O fator que irá, sem dúvidas, fazer a diferença na sua foto e na sua maquiagem. Sem luz não existe nada.

Vamos dar algumas dicas para você tirar excelentes fotos com o seu celular:  

1- Preste atenção no foco;
2- Não utilize o flash! (Pode soar estranho já que estamos falando de luz, mas opte por outras fontes de luz, vá para um local com luz natural ou com luz indireta);
3- Segure o telefone com as duas mãos sempre que
possível, evitando fotos tremidas;
4- Mantenha a lente do seu telefone sempre limpa;
5- Evite o zoom;
6- Cuidado com contraluz, evite tirar fotos onde a pessoa esteja diretamente na frente de uma janela com sol;
7- Observe o cenário e a composição da foto;
8- Experimente! Não se prenda a uma única receita, teste novas configurações e explore o modo avançado da
câmera do seu celular.

 
Exemplo de foto com contraluz. Se você seguir a dica numero 8, poderá descobrir como transformar o contraluz e tirar uma bela foto de silhueta.

E então, o que você achou? Ficou com dúvidas? Utilize a seção dos comentários logo abaixo e deixe suas perguntas ou observações.

Por Fábio Costa.