O trio perfeito: leveza, naturalidade e personalidade.

Publicado em 26/08/2019 10:08:29 - Dicas

O que vem à mente quando falamos em construir uma maquiagem naturalmente bonita? Talvez alguns diriam que "menos é mais" (principalmente se o assunto for quantidade de produto), ou então, pensando em cores poderiam dizer que o "nude" é a marca registrada de um visual mais levinho.

Pensando em refletir mais sobre o assunto, vamos começar analisando o que os conceitos atuais de beleza e moda nos dizem.

Quem acompanha os desfiles e premiações diversas que ocorrem mundo a fora já deve ter percebido uma coisa: o minimalismo está em alta.

O que é minimalismo? Resumidamente e de maneira adaptada ao tema abordado neste texto, podemos dizer que é projetar sua imagem antes de qualquer coisa sem precisar exagerar em aspectos como maquiagem, penteado, acessórios, roupas, cores e etc. É marcar presença com a sua beleza realçada, ao invés de permitir que a maquiagem ou qualquer outra ferramenta utilizada para imprimir sua imagem se destaque tanto ao ponto de "esconder" a pessoa que faz uso dela.

O mais bacana nessa tendência é que colocamos para o exterior a nossa imagem pessoal, ou seja, aquilo que mais ninguém possui (uma beleza autentica). Temos a oportunidade de curtir exatamente aquilo que a gente é, refletindo e impactando na forma como nos expressamos ao mundo!

Realçar a beleza é estar consciente daquilo que somos, afim de atenuar os pontos fracos e ressaltar os pontos fortes.

Os desfiles de grifes famosas ditam várias das tendências que utilizamos no dia a dia, e com isso, há uma quebra de paradigmas principalmente em maquiagem.

Um belíssimo exemplo disso, é a maquiagem das modelos para desfiles de grandes marcas como Chanel e Miu Miu.

Sabem aquela máxima muito famosa entre nós brasileiros: "cara de quem nasceu assim"? Então, é exatamente isso. A valorização de um look super harmônico, respeitando os sub tons e temperaturas de pele com apenas correções pontuais, sem carregar em produto é o que está bombando! Isso também chama a atenção para o fato de que as mulheres ao redor do mundo tendem a se preocupar muito mais com a saúde da pele nos dias de hoje do qua há algum tempo atrás.

Aquele efeito Cinderela acontece de dentro pra fora quando a pele está bem cuidada, tendendo a precisar de menos produtos na hora de se maquiar. 

Ainda observando os desfiles, é possível perceber composições bem impactantes com cores e texturas. Isso é bacana pois ao contrário do que muitos imaginam, uma maquiagem leve e natural nem sempre vai usar tons de nude. Vocês sabem o que é o nude? Nada mais é que o seu tom de pele (aquilo que não acrescenta cor, palavra originária de "nu"), e como cada um tem o seu, não há como generalizar estabelecendo um padrão de cor para todo mundo.

Compor um visual leve, alegre e natural é algo que está em alta, mas não podemos nos esquecer de imprimir personalidade ao que usamos. Isso também é tendência!

Você pode optar por usar uma maquiagem bem iluminada na pele (efeito glow), junto com sombras monocromáticas e a sobrancelha mais marcada.


Outro exemplo bacana é ousar nos batons em composição de correções pontuais na pele, abusando das cores mais vibrantes!

Para quem tem personalidade mais extrovertida e gosta de brincar com cores e formas, é possível uma releitura dos clássicos. Quem disse que a moda é estática?! Além de estar na moda, criar e adaptar detalhes da sua maquiagem à maneira como se sente tem nome: autenticidade. Em uma tacada só, é possível reunir leveza, naturalidade e personalidade.


Adotando conceito mais expressivo e exagerado, o "reboco" está completamente ultrapassado e fora daquilo que os profissionais de referência mundial propõem como tendência dentro de suas criações e coleções (sejam elas de roupa, cosméticos, sapatos, acessórios, maquiagem e outros). As cores, formas, texturas e produtos devem ser apenas um complemento à beleza do personagem principal, você!

A moda agora é mostrar o máximo possível, quem é o indivíduo que faz uso das ferramentas e técnicas do mundo beauté.  No Brasil, mais especificamente, a maquiagem é um ponto delicado de ser tratado. Isso ocorre por questões culturais, mas também pelo fato de termos acesso a um conteúdo vasto disponível nas redes sociais e comunidades reforçando todo um conceito de que maquiagem boa mesmo é aquela que te transforma em outra pessoa, quase um personagem.

Bonito mesmo é assistir a um "antes X depois" de uma mulher que sai empoderada ao seu próprio estilo depois de ser lapidada com suavidade e delicadeza, acima de tudo com um toque de personalidade!

E você, costuma curtir a sua beleza como? Deixe seu comentário aqui pra gente!


Por Juliana Carvalho.