9 Dicas para aplicar batons vermelhos e intensos com perfeição!

Publicado em 15/06/2019 01:06:39 - Dicas

Sabem qual é o mais bacana da moda? É que ela vai e volta com as tendências, além da liberdade para criação do seu próprio look com elementos que você mais gosta. E convenhamos que um batom vermelho é clássico! Atravessou décadas fazendo o maior sucesso, desde o visual mais retrô até os dias de hoje.

Se você quer ousar nos tons, também pode. Tons como marrom, marsala, vinho, preto e azul são modernos e podem conferir à sua imagem mais estilo! As dicas deste artigo servem para aplicar tanto batom vermelho quanto os demais tons escuros e que são mais fáceis de manchar durante a aplicação. Vamos lá?

1- Qual cor?

Primeiramente, escolha a cor adequada. Se você optar por um batom vermelho, atente para o seu subtom de pele juntamente com o restante da sua maquiagem. Batons escuros são ótimos para criar contraste e dar ao seu visual um ar moderno, estão super em alta!

2- Cuide dos seus lábios!

Hidratar a pele é fundamental para um efeito bonito com o batom. As vezes se formam algumas linhas e com elas, uma pequena descamação da pele na boca. Isso é normal, especialmente em dias mais frios.

Procure um  bom hidratante para os lábios, além de um esfoliante para remoção das peles. Fazendo isto, a durabilidade do batom aumenta e a sua maquiagem ficará com o aspecto mais bonito!

3- Fixação e intensidade: é disso que a gente gosta!

Uma dica boa para ajudar na fixação do batom é colocar uma fina camada de base e selar com pó solto (daqueles bem finos) antes da aplicação do batom. Esse truque serve também para que o produto revele sua cor no seus lábios.

Como a boca já possui a pigmentação natural, o tom do batom pode não ficar exatamente igual na aplicação.

4- Contornar é preciso!

Estamos falando da parte mais importante desse processo: a moldura dos seus lábios. É como aquele dever de casa que as crianças por vezes fazem, cobrir o pontilhado e colorir dentro do desenho depois!

É claro que a analogia é bem simples, mas na prática, nem tanto. Há casos em que é preciso corrigir o formato da boca por conta de cicatrizes, ou mesmo, em situações em que os lábios são finos demais podemos dar um ar de ligeiramente mais carnudos. Muito cuidado! Alterar o desenho dos lábios pode ser uma fonte de problemas, por isso, tente ao máximo manter a naturalidade.

Comece pelo arco do cupido (aquele "vezinho" no topo do lábio superior), fazendo um "X" e dê sequencia ao desenho da sua boca. O lápis usado para contornar pode ser da cor do seu batom ou nude.

5 - Preenchimento

Agora a gente preenche tudo o que estiver dentro do contorno! Cuidado para não colocar muito produto, utilize um pincel próprio para os lábios e construa as camadas finas com o batom.


6 - Xô excesso!

Com um lenço dobrado ao meio, retire o excesso de batom levemente. A dica é colocar o papel entre os lábios superior e inferior, e pressionar com movimentos suaves.


7 - Mattifica meu amor, mattifica!

Se você é daquelas pessoas que curtem um efeito bem sequinho, pega essa dica! Esse passo é opcional... mas caso queira aquele aspecto mais aveludado e seco no batom, aplique uma pequena quantidade de pó translúcido (daqueles soltinhos e bem finos). Com a pontinha do dedo você poderá retirar o excesso de pó sem borrar e manchar a maquiagem.

8 - Falha zero: pincel e corretivo. 

Essa etapa é bem importante! Sabem essas bocas lindas que a gente vê em fotos de revista? Elas são minuciosamente trabalhadas. Quando você terminar de ousar no batom vermelho, ou até mesmo no batom escuro, faça o contorno dos lábios cuidadosamente com um pincel e um corretivo no tom da sua pele. Para conferir um visual mais natural à maquiagem, tente não mudar o desenho da sua boca.

9- Saúde dos Lábios: um ponto a ser observado!

Cuide da saúde dos seus lábios, acima de tudo, se eles ressecam com facilidade. Todas as áreas do nosso corpo precisam de cuidados, porém, de forma específica. Mantenha em sua rotina o uso de produtos com FPS (fator de proteção), um bom hidratante e beba bastante água (principalmente no inverno).


Por Juliana Carvalho.