The Winter Is Coming: cuidados com a pele no inverno!

Publicado em 02/06/2019 08:06:16 - Dicas

Aqui no Brasil o inverno, estação tão amada por muitos, começará dia 21 deste mês e ficará até 23 de Setembro. Como nossos dias em geral são quentes (pelo menos no Rio de Janeiro), a gente entende muito bem dos cuidados para manter uma pele bonita e adaptada ao calor. Mas será que as mesmas recomendações valem para o inverno?

Sabemos que as temperaturas mais baixas e a umidade do ar fazem com que a pele resseque naturalmente devido à redução da transpiração corporal, assim como fatores adicionais, tais como banhos muito quentes (ocorre a diminuição mais intensa da oleosidade natural da pele, que retém a umidade) e má alimentação.

Para começo de conversa: no inverno, temos que hidratar muito a pele (do corpo todo!) e comer muito mais alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas.

Aquela máxima "você é o que você come" faz todo sentido, inclusive a ingestão de água é fundamental e por isso jamais reduza o consumo de líquidos no inverno, esse erro é muito comum! Caso sua dificuldade seja essa (beber água), uma dica bacana é intercalar o consumo de chás claros ou de frutas com a água.

Quem precisa realizar procedimentos dermatológicos, essa é a hora! Muitas vezes as pessoas tem não podem se expor ao sol por conta de manchas (essa dica vale muito pra quem faz depilação a laser).

Na hora da limpeza...

Se repararmos bem, um dos cuidados mais importantes na rotina de beleza é a limpeza da pele. Quem tem pele oleosa normalmente usa algum produto adstringente para ajudar no controle diário da produção do sebo natural no rosto durante o verão. A dica para se adaptar  é encontrar uma formulação que não seja tão adstringente e usar no inverno (já que a pele tende ao ressecamento natural, se você usa sabonete em barra no verão, tente substituir por sabonete líquido). Já para o público de pele seca, prefira um bom leite de limpeza!

Na hora de tonificar...

Se a sua pele é mais pra mista ou oleosa, evite tônicos adstringentes com alto teor de álcool na composição durante o inverno, afinal de contas pra esse tipo de pele é interessante ter um pouco desse ingrediente presente pois ajuda a controlar a produção de óleo. Em contrapartida, quem tem pele seca deve evitar tônicos com álcool na formulação pois ressecará ainda mais a cútis.



Na hora de hidratar...

Que tal caprichar na hora da hidratação? Busque por produtos com ativos que ajudem a reter mais a umidade (vitamina E, ácido hialurônico e uréia, por exemplo). Dentro da sua rotina de beauté de inverno, é legal utilizar loções oil-free ou séruns ou até mesmo gel creme!

Proteção solar...

Todo dia é dia de proteger a pele contra os raios UVA e UVB. Portanto, durante o inverno você pode reduzir a proteção nos ambientes internos (talvez um FPS 15), e nos ambientes externos, continuar com o fator de proteção usual recomendado pelo seu dermatologista. É importante utilizar o protetor solar, mesmo no clima mais frio e sem luz solar!

Agora que você já sabe como adaptar sua rotina de cuidados com a pele ao inverno fica mais fácil driblar o ressecamento, certo?

Cuide-se!

Por Juliana Carvalho.