Abrimos a Caixa de Pandora: segredos de maquiagem para pele negra.

Publicado em 20/01/2019 08:01:00 - Dicas

Acabaram-se os mistérios! Agora você pode produzir aquele look incrível diariamente, e aproveitar tudo o que a pele negra tem de maravilhoso. Vamos conferir?


Dica 1: ESCOLHA A BASE CERTA

Fundo quente ou fundo frio? Como descobrir...

Quem nunca sentiu dificuldade para encontrar a cor ideal de base? Assim como para os demais tons, é importante ajustar perfeitamente a cor e textura da sua base. Saber se a sua pele tem fundo quente ou frio é essencial para acertar. A dica é aproximar do seu rosto um recorte de papel (pode ser o laminado, facilmente encontrado em papelarias) na cor prata e outro na cor dourada. Se o seu semblante "acender" quando estiver próximo do recorte prata, seu fundo de pele será frio (significa dizer que as cores que te favorecerão serão frias, como azul e rosa). Mas, se o seu rosto harmonizar melhor com o recorte de papel dourado, o seu fundo de pele será quente (do mesmo modo, as cores que te favorecerão serão quentes, como vermelho e laranja).

Outra pista sobre isso, é quando em suas preferências diárias você escolhe um acessório prata ao invés de dourado, pois se sente mais bonita com este. As cores também sugerem seu subtom, elas "conversam" com você, observe-se mais.  Nunca teste a base na mão, o jeito mais bacana de perceber se a cor está harmoniosa é aplicar uma pequena quantidade no pescoço, esfumar e observar. O tom correto irá desaparecer entre o seu queixo, pescoço e colo (tem que ficar uniforme, uma cor só). A pele negra é linda, aprenda a valorizar sua beleza!



Dica 2: CONHEÇA O SEU CORRETIVO

Para que serve e qual usar...

Se você conseguiu encontrar direitinho o tom da sua base, vai ser fácil acertar nesta etapa. Os corretivos coloridos servem para neutralizar imperfeições (acnes, melasmas, vitiligos e até olheiras mais intensas), enquanto os corretivos no seu tom de pele, servem para uniformizar o seu tom de pele e dar beleza ao seu look.

Vale lembrar que existem também corretivos próprios para iluminação, ou seja, colocam em destaque áreas específicas do rosto. Sendo assim, você precisa identificar a sua necessidade antes de sair por ai investindo em corretivos para pele negra. A cada camada de produto será preciso fazer uma pequena selagem com pó translúcido. Fuja dos excessos! Não pese a mão na hora das correções, isso deixa o visual bem pesado e deselegante.


Dica 3: PRATA OU DOURADO, O QUE USAR?

Faça sua escolha consciente...

Na maquiagem cotidiana, a sombra prata é bastante perigosa, e não é somente para quem tem pele negra. Isso ocorre por causa do efeito de cor chapada, sem proporcionar textura ao olho. Composições com essa cor em geral são bem sucedidas quando em condições extremamente controladas, com luz e sombra na medida certa, assim como uma boa qualidade fotográfica. A sombra prata é melhor trabalhada quando em ensaios fotográficos voltados para editoriais ou make passarela. Portanto, se não quiser correr o risco de errar, não use! Mas, se você é do tipo que gosta muito da cor, tente usar com uma sombra marrom muito bem esfumada, pois assim aproximará mais o tom de pele.

Se você já identificou seu subtom de pele, como ensinamos no tópico anterior e sabe que ele é quente, pode abusar do dourado! Sem dúvidas essa cor te favorece na hora de criar uma composição de sombras. Geralmente, o dourado "conversa" bem com a pele negra. É perfeitamente possível criar combinações com cores diversas, desde que seja tudo muito bem esfumado e que existam cores adequadas para fazer a transição de um tom para o outro. 


Dica 4: BATOM NUDE

Posso ou não posso...

É claro que pode! O batom nude é uma proposta bastante interessante para a pele negra quando bem usado, e por isso, você precisa observar com cuidado o seu tom de pele. Já deu pra perceber que o segredo para uma harmonização bacana na maquiagem é se observar né?

Primeiramente, veja qual é a cor natural dos seus lábios e jamais deixe de considerar isso. Para achar o seu nude, é preciso estar familiarizada com sua pele. Nossa dica é experimentar! Vá às lojas e experimente o produto pelo qual sentiu interesse, a experiência sensorial é muito importante para fazer uma boa escolha quando o assunto é maquiar.

Dica 5: PÓ TRANSLÚCIDO

Muito cuidado...

O pó translúcido apesar de ser ótimo para dar efeito matte na maquiagem, é um perigo para a pele negra. Acontece que as tonalidades mais claras dão um efeito muito desagradável, deixa o aspecto de pele acinzentada. O bacana é escolher tons mais alaranjados ou bronze, e aplicar somente na zona "T" para controlar a oleosidade (veja aqui nossas dicas sobre controle de oleosidade).


Dica 6: ILUMINADOR E BLUSH

Use com moderação...

Uma pele negra bem iluminada é um arraso, e obviamente, existem algumas considerações que você precisa fazer antes de sair por ai parecendo que veio diretamente de uma galáxia distante totalmente brilhante. 

O primeiro ponto é não exagerar na quantidade. O iluminador existe para dar um ar de sofisticação no look quando o assunto for maquiagem elegante e sofisticada. Quando for escolher o tom, preste atenção! Tenha sempre em mente que o ideal é respeitar o seu tom de pele, trazendo luminosidade sutil e natural ao seu rosto. Prefira os tons dourados ou acobreados, mas se o fundo da sua pele for frio, opte por tons de chumbo ou dourado envelhecido.

No blush, nada de chinelada, cuidado para não pesar a mão! Opte por tons de ameixa e rosa queimado para ter o efeito mais natural possível.

Viva a beleza de ser quem você é! Cuide-se.







Por Juliana Carvalho.